A Forma da Água (e do Amor)

A forma da água. Talvez mesmo, a forma do amor.

Muitos foram os que tem cantado, ao longo dos séculos, o verdadeiro amor incondicional. Aquele que supera todas as barreiras, as culturas, a comunicação, a forma. Sim, a forma.

Neste filme cheio de uma beleza muito própria, Guillermo Del Toro traz-nos a luz no meio da escuridão. A forma de o fazer é ligar um ser sobrenaturalmente único, um aquamen, com uma mulher de limpezas muda. Uma mulher sozinha no amor, carente e marcada. Um ser aquático visto por uns como uma aberração da natureza, e por outros como uma ligação divina. Elisa Esposito ( boa interpretação de Sally Hawkins) apaixona-se por um anfíbio capturado na América do Sul, por um ex-militar dominado pela loucura e sequioso por matar o ser que lhe roubou dois dedos. Num ambiente da Guerra Fria, um suposto “Deus” aquático é o centro de duas narrativas, ambas dominadas pela forma. A forma como Elisa descobre na diferença dos universos, uma comunicação de paixão, de amor sem barreiras e de liberdade. A forma como ambos os inimigos (americanos e russos) são conduzidos pela vontade de aniquilarem aquele que poderia ser uma arma, mas rapidamente se torna numa ameaça. E outra forma de amor. A do amor pela ciência, pela descoberta de novos mundos, novas paixões, através de um cientista que abdica da sua posição de espião, para mover esforços em defesa do anfíbio.

Guillermo del Toro já nos habituou a mundos estranhos, diferentes, mas não muito longe dos nossos mais profundos sonhos de menino. Desde o Labirinto do Fauno que explora universos surrealistas para abordar temas tão belos e tão misteriosos. A Forma da Água é uma simples história de amor. Mas é uma bela sinfonia de quando se ama sem nenhuma condição, se consegue ver para lá do que os que olhos, neste caso a fala, alcança. Exemplo disso é uma das cenas de amor mais belas que já assisti no cinema. Um mergulhar nos sentidos, nos corpos que dançam e respiram o desejo de se tocarem. Beleza pura.

Excelente banda sonora.

Excelente ambiente.

Filme de excelência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s