S.O.G.A.

Missão humanitária – mudamos o mundo da ilha de Soga!

ppl.com.ptJune 22, 2017

A associação SOGA nasce de um grupo de voluntários crentes na possibilidade de conferir aos habitantes da ilha de Soga um nível de vida mais digno. Os principais campos de intervenção são: educação, saúde, água e alimentação.  A ilha recebe os nossos voluntários uma a duas vezes por ano, e estes, em cooperação com a população, diagnosticam carências, avaliam-nas e encontram as mais exequíveis soluções.

Alguns dos projetos em desenvolvimento pela Associação:

1.    Jardim de Infância – O edifício está concluído. Dispomos de uma educadora de infância formada através de uma das nossas bolsas. Estamos a trabalhar no projeto educativo para abrir o infantário ainda em 2017.

Construção do Jardim de Infância

2.    Contentor – Com alguma facilidade conseguimos arranjar donativos como equipamento para o centro de saúde, o infantário e a escola, medicamentos, bicicletas, computadores usados, roupa etc. Recentemente conseguimos o financiamento de um contentor através de um protocolo de colaboração com a União Exportadores CPLP.

3.   Máquina de descasco de caju – Criação de uma Cooperativa  e Comercialização de Caju na ilha de Soga. Aquisição de uma máquina de descasco de caju, formação nas áreas de produção/descasco e de comercialização do caju. De forma a rentabilizar a grande produção de caju na ilha em favor de projetos humanitários da Associação na ilha de SOGA.

4.    Barco – Todos os anos morrem pessoas em Soga, principalmente na situação de gravidez de risco, por falta de barco de emergência. Através de uma parceria já conseguimos um barco, levaremos o Barco-ambulância em Agosto.

5.    Formação profissional – O objetivo é tornar a ilha de Soga autónoma, um processo de muitos anos  que tem de passar pela formação profissional e contituição de pequenas cooperativas dos habitantes da ilha, assim como uma oficina profissional.

6.    Saneamento – O saneamento básico é quase inexistente na ilha de Soga. Os nossos colaboradores na ilha de Soga formaram-se na construção de latrinas, ainda em 2017 queremos implementar o saneamento básico em todos os bairros das cinco aldeias da ilha.

7.    Água – Não existe água potável na ilha.  Uma solução adequada está em estudo e passará, além da possibilidade de desinfetar os poços existentes (com águas quimicamente impróprias) por sistemas de filtragem de águas da chuva. Um passo intermédio pode ser a aquisição de filtros.

Os poços que contêm agua imprópria para consumo

Para que tudo isto seja possível, é necessário apoio que ajude os voluntários a suportar os custos da missão. Assim, com esta campanha, pretendemos financiar as viagens (a maior despesa no âmbito da missão humanitária de Agosto de 2017).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s